Bem-vindo ao nosso Blog noticias

Estamos aqui para o que você precisa. Para manter una informação isenta e objetiva. 

European City Facility tem 14 cidades portuguesas candidatas

Cascais foi a primeira candidatura portuguesa escolhida, a que se juntaram já outras 13, de norte a sul do país. A iniciativa europeia prepara-se para apoiar mais 48 cidades da UE a desenvolver conceitos de investimento para projectos nas áreas da energia sustentável e clima.

A quarta ronda de candidaturas à European City Facility (EUCF) arranca já esta quinta-feira, 9 de junho, num concurso de uma iniciativa europeia que visa apoiar mais 48 cidades de vários Estados membros a desenvolverem conceitos de investimento para projectos de energia sustentável e clima, noticiou o site Smart Cities.

Até agora, já existem 14 cidades candidatas portuguesas escolhidas, tendo Cascais sido a primeira, logo na ronda inicial, a que se seguiram Torres Vedras, Sintra, Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto, Guarda e Guimarães, na segunda fase de seleção. Na terceira fase - que decorreu entre outubro e dezembro de 2021 mas com os resultados só agora anunciados - foram escolhidas as candidaturas de Bragança e municípios da Terra Fria (Nordeste transmontano), Arcos de Valdevez, Oeiras, Ovar, Maia e São João da Madeira. Estas últimas seis cidades portuguesas estão entre as 69 escolhidas, de um total de 166 recebidas, durante a terceira ronda da iniciativa europeia.

A EUCF apresenta-se como um instrumento de apoio à consultadoria técnica, jurídica e financeira, ao qual os municípios e outras autoridades locais europeias podem concorrer. O objectivo é apoiar cerca de 200 entidades a mobilizarem investimentos locais em acções de eficiência energética e energias renováveis.

Financiada pelo programa Horizonte 2020, a EUCF apoiou já, como resultado das três rondasanteriores, 167 autoridades locais europeias, num montante total que ascende aos dez milhões de euros, referiu o site Smart Cities. A iniciativa prepara-se para lançar, esta semana, a sua quarta e última ronda, contando, para isso, com a realização de um webinar. Desta vez, o orçamento disponível é de cerca de três milhões de euros, que servirão para apoiar mais 48 candidaturas.

Fonte: Rute Coelho-Portugalms

Contato rápido

Conexão Noticias do Portugal

Escreva para nós

EMPRESA
Lisboa E43
krika.vic@hotmail.com

Jornalista responsável MTB 0092058