Elon Musk, Novo dono do Twitter

25/04/2022

O Twitter anunciou, esta segunda-feira, que aceitou a proposta de compra do empresário Elon Musk no valor de 44 mil milhões de dólares (cerca de 41 mil milhões de euros). As negociações das ações da rede social estão suspensas.

Foto: Britta Pedersen / AFP
Foto: Britta Pedersen / AFP

Elon Musk tinha revelado estar disposto a comprar a rede social, da qual já é acionista maioritário, por 54,20 dólares por ação, num negócio de 44 mil milhões de dólares (cerca de 41 mil milhões de euros). Passada uma primeira reação negativa à proposta apresentada pelo dono da Tesla e da Space X, a rede social tornou-se mais recetiva à oferta, depois de o multimilionário ter garantido que assegura 46,5 mil milhões para financiar a oferta pública de aquisição (OPA).

Num comunicado de imprensa hoje divulgado, a rede social sediada em São Francisco, na Califórnia, anunciou que, na sequência da compra por Elon Musk, será retirada de bolsa, deixando o estatuto de sociedade aberta. O presidente executivo do Twitter, Parag Agrawal, disse que a rede social "tem um propósito e relevância que impactam o mundo inteiro", e manifestou-se "profundamente orgulhoso" na sua equipa e no "trabalho que nunca foi tão importante".

Já Elon Musk afirmou que "a liberdade de expressão é a fundação de uma democracia funcional, e o Twitter é a praça digital onde matérias vitais para o futuro da humanidade são debatidas". "Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca ao potenciar o produto com novas funcionalidades, tornando os algoritmos de fonte aberta para aumentar a confiança, derrotar os bots [perfis falsos] de spam [mensagens não solicitadas], e autenticar todos os humanos", acrescentou o também presidente executivo da SpaceX.

O milionário tem sido um crítico do Twitter, principalmente pelo seu entendimento de que a empresa fica aquém dos princípios da liberdade de expressão. Musk descreve-se como um "absolutista da liberdade de expressão", mas também é conhecido por bloquear outros utilizadores do Twitter que questionam ou discordam de si.