Semana do Combate à Contrafação

08/06/2022

A Semana do Combate à Contrafação é uma das várias atividades organizadas pela Grupo Anti Contrafação (GAC), da qual a GNR faz parte. Visa consciencializar a sociedade para o fenómeno da contrafação, da pirataria e para os danos económicos causados por este tipo de comércio ilícito, que neste ano decorre entre 6 e 10 de junho de 2022.

Portugal, no âmbito dos projetos EMPACT (European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats), assume o papel de Co-driver no plano de ação operacional da prioridade criminal dos crimes de propriedade intelectual, contrafação de bens e moeda, cabendo à GNR a responsabilidade nacional por esta prioridade, que visa combater e desmantelar redes criminosas envolvidos em crimes de propriedade intelectual e na produção, venda ou distribuição (física e online) de bens ou moedas falsificados, com foco específico em bens prejudiciais à saúde e segurança dos consumidores, ao meio ambiente e à economia da União Europeia.

No âmbito da Semana do Combate à Contrafação, a Guarda com a colaboração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promove várias ações de sensibilização em diversos estabelecimentos de ensino ao longo do território nacional.

Em 2021 a GNR, através das suas Unidades procedeu à apreensão de 229.266 artigos contrafeitos, visando-se desta forma, proteger a economia nacional, os agentes económicos, a segurança e saúde dos consumidores, pois este fenómeno implica a perda de milhões de euros em vendas e de milhares de empregos.

O Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero nasceu em Macau, tem 58 anos de idade e 40 anos de serviço. Assumiu, em 15 de julho de 2020, as funções de Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana. Desempenhava desde 16 de novembro de 2018 a função de 2º Comandante-Geral.

Foi promovido ao atual posto em 24 de novembro de 2017.

Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.

Ao longo da carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN.

No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor e desempenhou diversas funções de comando.

No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na Área de Ensino de Tática, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Diretor de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a Política Europeia de Segurança e Defesa.

De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente tendo sido posteriormente nomeado como Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia nº 5.

Comandou o Regimento de Artilharia nº 5, de julho de 2005 a dezembro de 2006.

Em 2007, no âmbito da presidência Portuguesa da União Europeia, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades.

De 2008 a 2009, foi Assessor de Relações Externas de Defesa do Ministro da Defesa Nacional.

De setembro 2010 a abril de 2012, foi 2º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de Diretor de Serviços de Relações Internacionais, na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

De fevereiro 2013 a novembro de 2015, desempenhou a função de Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.

De fevereiro de 2016 a junho de 2017, desempenhou as funções de Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira.

De junho de 2017 a novembro de 2018, desempenhou a função de Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana.

Da sua folha de serviços constam 20 louvores, dos quais 3 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 1 pelo Ministro da Administração Interna, 3 pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 5 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por Oficiais Generais e 4 por outras Entidades.

Possui várias condecorações, de que se salientam: a Ordem Militar de Avis, grau de Grande Oficial e de Comendador; Medalha de Serviços Distintos, grau Ouro (1) e grau Prata (5); Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau Ouro; Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª classes; Medalha da Defesa Nacional, 1.ª Classe; Cruz de S. Jorge, 1.ª Classe; Cruz Naval, 1.ª Classe; Medalha de D. Afonso Henriques, 1.ª Classe; Medalha D. Nuno Álvares Pereira - Mérito da Guarda Nacional Republicana, 1.ª classe; Medalha de Comportamento Exemplar, grau Ouro; Ordem de Mérito da Guardia Civil, do Reino de Espanha, Cruz de Prata; e a Medalha da Defesa Nacional da República Francesa, grau Ouro.

É casado com Maria João Silveira Monteiro Clero e têm duas filhas.