Gangue desmantelado pela PSP

08/06/2022

A Polícia deteve, no Porto, Gaia e Matosinhos, nove homens que assaltaram 11 jovens este ano, entre março e o dia 2 de junho. Roubavam dinheiro, telemóveis, vestuário e calçado, tendo agredido algumas das vítimas.

Foto: Arquivo Global Imagens
Foto: Arquivo Global Imagens

No decurso de diligências efetuadas pela Divisão de Investigação Criminal foram cumpridos nove mandados de detenção e 10 de busca domiciliária nas áreas do Porto, Gaia e Matosinhos, que levaram à detenção dos nove homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos, e à apreensão de cinco navalhas, seis telemóveis e diversas peças de vestuário.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a PSP revela que os detidos são suspeitos da prática de 11 crimes de roubo no período compreendido entre os dias 5 de março e 2 de junho.

"Agindo em comunhão de esforços e através de ameaças com recurso a arma branca e coação física, despojavam as suas vítimas, preferencialmente jovens, dos seus pertences, nomeadamente quantias monetárias, telemóveis, vestuário, calçado e, se não estivessem na posse de artigos de valor, eram coagidos a efetuar o levantamento de quantias monetárias junto de uma caixa ATM. De referir que em três situações, as vítimas careceram de receber tratamento hospitalar", revelou a Polícia.

A operação contou com o apoio das Equipas de Intervenção Rápida da 1.ª e 2.ª Divisões e Divisão de Vila Nova de Gaia, assim como a colaboração da GNR.

Os detidos são ouvidos esta quarta-feira em primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.