Incêndio na Ponte Internacional do Guadiana bloqueou trânsito na fronteira

25/03/2022

Um incêndio na Ponte Internacional do Guadiana - que liga Castro Marim, no Algarve, a Ayamonte, na região espanhola da Andaluzia - obrigou ao encerramento temporário da fronteira na madrugada de sexta-feira, avançou o Correio da Manhã e confirmou o Observador.

Segundo fonte do Posto Territorial de Faro da GNR, o incêndio ocorreu em Espanha, entre as 06h30 e as 07h30, quando manifestantes - cerca de 50 pescadores espanhóis - incendiaram viaturas e pneus, dando origem a colunas de fumo negro e denso.

De acordo com a Lusa, os pescadores espanhóis cortaram a ponte em protesto contra a ida a Portugal de cidadãos e retalhistas comprar peixe. O grupo quis manifestar-se contra aqueles que, na sequência da greve dos pescadores da província de Huelva em protesto contra o preço elevado do gasóleo, foram a Portugal comprar peixe.

Pelas 07h30 a situação já estava resolvida, ainda que a GNR garanta ao Observador que a intervenção das autoridades aconteceu essencialmente do lado de lá da fronteira que voltou a estar desbloqueada já esta manhã. Não há informação quanto a feridos ou estragos em Portugal na sequência do incêndio.

Os pescadores espanhóis manifestaram-se a título particular, não estando ligados a nenhuma associação de pesca na zona. O protesto teve lugar um dia depois de o setor da pesca andaluz ter decidido manter a greve, pelo menos até à próxima semana, quando está agendada uma nova reunião com o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, na qual esperam que as medidas de ajuda anunciadas esta semana sejam implementadas.