Mais de mil agentes feridos em 2021. SIAP pede intervenção do Governo

03/06/2022

Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) pede "rápida intervenção do Governo" quanto à segurança de agentes de todas as forças de segurança.

Esta solicitação surge após análise dos números referentes ao ano de 2021, divulgados no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) esta semana, que apontam para 1.042 agentes feridos ao longo do ano, em agressões ou acidentes, uma média de três ocorrências diárias.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o presidente do SIAP/PSP, Carlos Torres, realçou que "os números são alarmantes" e deixam o sindicato "preocupado". Acrescentou ainda que: "É revoltante constatar a impunidade que reina perante este tipo de agressores".

Segundo o SIAP, "estes criminosos ainda se vangloriam, sem pejo, de nada lhes acontecer perante a agressão a um agente da autoridade". Como tal, acredita que "se houvesse uma justiça eficaz e verdadeira, o número de agressões a polícias diminuía significativamente".

O dirigente sindical defende que "há um longo caminho a percorrer neste sentido", apontando "uma notória escassez de meios". Na sua ótica, é "imperativo equipar as viaturas policiais com capacetes para prevenir situações", denotando também "falta de gás pimenta".

O sindicato "lamenta a inação da parte do Governo", frisando que "o Orçamento de Estado, aprovado na passada sexta-feira, espelha a forma como os nossos governantes priorizam as necessidades dos profissionais da PSP" e que "as agressões a polícias não são um problema para o nosso Governo".

Por fim, Carlos Torres mencionou que é preciso "fazer uma reflexão sobre estes números e ter em linha de conta que as agressões aos profissionais da PSP não podem ser encaradas como um vulgares".