Nelma Kodama é presa em Portugal em operação contra tráfico internacional de drogas

19/04/2022

Ela é suspeita de fazer parte de uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e foi detida em Lisboa numa operação da Polícia Federal. Além da Bahia, investigados também são procurados em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Pernambuco, e nas cidades portuguesas de Porto e Braga.

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A doleira Nelma Kodama foi presa na manhã desta terça-feira (19), em Portugal , durante uma operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional.

Ela é suspeita de atuar como doleira para o narcotráfico e chegou a ser condenada na Operação Lava Jato. O advogado Adib Abdouni, que diz ainda não ter sido constituído oficialmente como defensor de Nelma, diz que "a princípio não há elementos para manutenção da prisão". Segundo ele, "pelo que está nos autos a prisão preventiva se baseia na necessidade de que os investigados se mantenham em cárcere porque os mesmos viajam frequentemente ao exterior". O advogado também representa Rowles Magalhães, também preso na operação desta terça.

Outras cinco pessoas foram presas no Brasil, entre elas o ex-secretário estadual de ciência e tecnologia de MT, Nilton Borgato, que se licenciou do cargo para disputar uma vaga de deputado federal.

Nelma Kodama - Foto Globo
Nelma Kodama - Foto Globo

O advogado de Nilton Borgato, Luiz Derze, disse que ainda não teve acesso ao processo e que o mandado não faz menção ao que está sendo investigado. Ele afirmou que Nilton está a disposição da Justiça e que a defesa está em busca de ter acesso aos autos.

O ex-secretário está na Polícia Federal e deve ser encaminhado para o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) enquanto aguarda o agendamento da audiência de custódia.

A operação, batizada de Descobrimento, cumpre nove mandados de prisão na Bahia - onde a operação foi iniciada -, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco e dois mandados de prisão em Portugal.

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

No Brasil, também foram decretadas medidas de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias dos investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.

Nas investigações, a PF contou com a colaboração da Drug Enforcement Administration (DEA), uma agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

Fonte: G1