Quase um terço dos estrangeiros em Portugal são Brasileiros.

23/06/2022

Dos quase 700 mil residentes em Portugal oriundos do exterior, mais de 204 mil vieram do Brasil. Outros países somam ate mais brasileiros residentes, sejam com a dupla cidadania (como a Italia) ou por tradição migratoria como a Inglaterra. "Este efeito acontece a mais de 25 anos na Italia", quem fala è o presidente do Centro da Emigração Italiana de São Paulo A. Ruggeri. "temos filas para dupla cidadania imensas a mais de 25 anos", a busca para outros lugares é costante no planeta e um pouco mais no Brasil, um efeito herdado pelo antepassados, quase todos imigrantes.

No Portugal os brasileiros correspondem a quase um terço de todos os estrangeiros que vivem em Portugal, revelou um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do país europeu divulgado nesta quinta-feira (23/06).

De acordo com o documento, a população estrangeira residente em Portugal totalizou 698.887 cidadãos no ano passado - o maior número registrado desde o início da série história em 1976. "Em 2021 verificou-se, assim, pelo sexto ano consecutivo, um acréscimo da população estrangeira residente, com um aumento de 5,6% face a 2020", destaca o relatório.