Balanço "muito positivo" de peregrinação a Fátima

13/05/2022

GNR considera que "o dispositivo policial foi o adequado para responder às necessidades dos peregrinos e das celebrações" de Fátima.

"Tivemos situações pontuais, como, por exemplo, uma pessoa que se perde do grupo e acaba por regressar, ou viaturas mal parqueadas, mas que rapidamente são corrigidas", disse à agência Lusa o capitão João Gaspar, das Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No seu entender, "o dispositivo policial foi o adequado para responder às necessidades dos peregrinos e das celebrações".

Segundo João Gaspar, "nem todos os parques atingiram a lotação máxima", tendo o estacionamento decorrido sem problemas.

Mesmo após o fim das celebrações, ao início da tarde, o trânsito em Fátima e nos acessos à autoestrada continuava a fazer-se com fluidez.

João Gaspar fez votos de que as pessoas que permaneceram em Fátima para almoçar vão embora gradualmente, para que a fluidez do trânsito se mantenha.

A GNR agradeceu a colaboração dos peregrinos, que acederam "com tranquilidade" às orientações das autoridades.

Além do Comando de Santarém, nas operações de segurança, que se prolongam até domingo, estão envolvidos o Comando de Leiria, a Unidade Nacional de Trânsito ou a Unidade de Intervenção, num total de 700 militares da GNR.