PAÍS Advogada do comandante dos bombeiros de Pedrógão Grande acusa MP de “incompetência” ou “cobardia”

31/05/2022

Mais de 200 bombeiros estiveram concentrados, esta terça-feira, no Tribunal de Leiria em solidariedade com o comandante de Pedrógão Grande. Nas alegações finais, a advogada de Augusto Arnaut disse que o Ministério Público só pode ter pedido a condenação do comandante dos bombeiros por "incompetência" ou "cobardia".

Augusto Arnaut é acusado de 63 crimes de homicídio por negligência nos incêndios de Pedrógão Grande. No exterior do tribunal, comandantes de bombeiros de todo o país vieram prestar apoio e mostrar solidariedade ao bombeiro.

Já no interior, durante as alegações finais, a defesa de Augusto Arnaut acusou o Ministério Público de retalhar a prova, entendendo que o pedido de condenação do bombeiro só pode ter sido feito por "incompetência" ou "cobardia".

"O Ministério Público não pode ter um exculpo acusatório. Não pode. O Ministério Público tem uma função que é de contribuir para a descoberta da verdade e em função dessa verdade pedir a condenação ou absolvição. Não pode acusar a todo o custo", disse, no final, a Filomena Girão aos jornalistas.

Falando ainda de uma acusação desvairada, a advogada de defendeu ainda que o comandante de Pedrógão Grande fez o melhor que poderia ter feito com os meios que tinha à disposição.

A defesa deixou ainda duras críticas ao Comando Nacional da Proteção Civil por não ter garantido o apoio necessário para a combate ao incêndio que assolou a região a 17 de junho de 2017.